domingo, 30 de dezembro de 2001

Está disponível para download no site Flightsim.com um update para o Cessna T-50 Bobcat de que falei ontem, o qual adiciona mais uma pintura às 3 já existentes e corrige alguns problemas que existiam no painel de instrumentos. O ficheiro tem o nome skykng2a.zip. Foi também hoje adicionado ao mesmo site um DHC-2 Mk III Turbo Beaver, que também deverá ser interessante para os voos VFR e que vem em 3 versões (normal, skis e flutuadores). O ficheiro tem o nome matbvr02.zip.

sábado, 29 de dezembro de 2001

Agradeço ao Júlio Freitas, do Aerovip, por gentilmente ter criado e cedido o novo logo do Voo Virtual.
Estão a verificar-se alguns problemas com o servidor da message board aos quais o Voo Virtual é alheio. Espera-se que sejam resolvidos brevemente. Peço desculpa pelo facto.
Mais um excelente avião para voos VFR está disponível nos sites FSPlanet e Flightsim. Trata-se do Cessna T-50 Bobcat da autoria de Bill Lyons (o mesmo do Canuck 80) com painel virtual (muito bom) da autoria de JL Stubbs, que, como diz o autor, é um presente de Natal para a comunidade de "flightsimmers". Incluído vem um Cadillac descapotável de 1949, para dar umas voltas pelo cenário "Arizona Flying Crown Ranch" que também vem no mesmo ficheiro. O avião vem em duas versões (normal e flutuadores).





Estão abertas até 31 de Dezembro as inscrições para o "AeroVip New Year's Air Rally" - ANYAIR 2002 - que, conforme consta no site do Aerovip, "é uma competição anual organizada pelo AeroViP, destinada a proporcionar aos pilotos do clube, a participação num voo online que alia ao prazer de voar sobre algumas das mais bonitas regiões do território nacional, usando o cenário PT2000, da PTSim, e o Flight Simulator 2002, da Microsoft, o espirito de camaradagem e de competição próprios de um rally". Para mais informações consultar o site aqui.
O Voo Virtual está de volta e deseja a todos os seus visitantes um PRÓSPERO E FELIZ ANO DE 2002

sábado, 22 de dezembro de 2001

Já mudei o chat para outro mais "sofisticado", mas tive que fazer o link através de outro site, porque senão teria que ter outra versão de chat que não funcionava bem. A janela que abre para se colocar o nickname pode ser fechada depois de se entrar. Peço desculpa pelo incómodo. Aproveito para desejar um Feliz Natal a todos, pois vou estar fora até quarta-feira e não sei se lá terei acesso a algum computador :(
Uma sala de chat foi adicionada ao Voo Virtual. Não é grande coisa, mas é o suficiente para que quem está online possa encontrar mais facilmente alguém para voar. O link está no lado esquerdo, por baixo da message board.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2001

Novo update para a versão 4.51 do FSNavigator disponível para download em www.fsnavigator.com.

terça-feira, 18 de dezembro de 2001

A quem interessar ter um Boeing 737 com as cores da TAP para o FS2002, aconselho a irem verificando o site Flightsim.com, pois após um pedido feito pelo Voo Virtual para a Austair Design (que tem "pintado" vários 737 para o FS2002), recebi a promessa de que até ao fim da semana o mesmo deverá estar disponível para download.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2001

No site FSPlanet.com estão disponíveis para download novas texturas para a água do FS2002, da autoria de Daniel Ponce, classificadas com 5 estrelas e que o mesmo diz serem bastante mais realistas que as texturas originais. O ficheiro (8.4 megas) com o nome Flight Water Pro 2002 (wp24fs2k.zip) inclui um programa chamado FS2k2 Ocean Restore, o qual recupera as texturas originais, no caso de não se gostar das novas, o que significa que não é necessário fazer o backup das mesmas. UPDATE: Depois de testar as texturas, resolvi desinstalá-las novamente e vou explicar porquê através destes screenshots:

Estas são as texturas originais em que se pode ver as diferentes cores da água sobre Moheli, nas ilhas Comoro.



Estas são as texturas de Daniel Ponce, exactamente sobre a mesma ilha, em que se pode ver que a água fica toda da mesma cor, apesar das texturas em si serem, na minha opinião, melhores (dão uma melhor ideia da ondulação). O problema é que, qualquer que seja o sítio onde se voe, a água é sempre da mesma cor, o que tira todo o interesse ao voo sobre as Caraíbas, o Hawaii ou qualquer ilha tropical. Por isso as desinstalei e contactei o autor, para lhe dar a minha opinião. Experimentem as texturas e depois enviem-lhe um email, para que que ele possa saber como as melhorar. Gostaria também de saber a vossa opinião sobre as mesmas na message board.



Mais uma vista lateral, ainda com as texturas de Daniel Ponce

sábado, 15 de dezembro de 2001

Nova versão do FSUIPC de Peter Dowson disponível para download aqui. Trata-se da versão 2.79.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2001

Novo cenário para o FS2002 disponível para download no site FSPlanet.com. Trata-se de Santiago do Chile, a capital do país, situada na base dos Andes, e é da autoria de César Carrasco. São 6.402 kb classificados com 5 estrelas no FSPlanet.

terça-feira, 11 de dezembro de 2001

Mais uma aeronave(zinha) que considero engraçada e interessante para os voos VFR é o Zenith CH 801 STOL em flutuadores, para o FS2002. Apenas o cockpit virtual não está bom, mas usando o painel normal, dá muito gozo voar neste brinquedo. Aqui fica a descrição tal como está no ficheiro readme:

" The Zenith CH 801 STOL is a VERY short takeoff and landing homebuilt kit aircraft. At light weights it can take off in approximately 250 feet. And land in 300 feet. Designed By Chris Hinze this kit built aircraft is touted to be a flying sport utility vehicle. Equipped with amphibian floats it becomes even more versital.
Seating four people it is a spectacular bush aircraft."

Está disponível no site Flightsim.com com o nome zenk2fl.zip.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2001

O Hangar 21 mudou de endereço, agora está em http://www.hangar21.info/. O link já está actualizado na barra de links.

domingo, 9 de dezembro de 2001

Realizou-se ontem à noite mais um voo nas Ilhas Comoro organizado pelo Aerovip e desta vez com a presença de 7 pilotos (José Antunes, Júlio Freitas, António Maia, Artur Santos, Milton Antunes, Vasco Medeiros e Paulo M.). Já com todos os pilotos a utilizarem o Roger Wilco excepto o Paulo, utilizaram-se Cessnas (172 e Caravan), Super Couriers, Canucks e ainda houve quem desse uma voltinha de Jaguar pelas ilhas.
Aqui ficam algumas fotos do evento.

Os pilotos no radar após a descolagem de Moroni . Falta o Júlio Freitas, que teve alguns problemas com a ligação.




Concentração na água, antes da partida para Moheli




Já em Moheli, paragem para um banho refrescante.




AVP102, AVP122 e AVP146 durante a paragem em Moheli e vistos do cockpit do AVP132

sábado, 8 de dezembro de 2001

Na noite de quinta para sexta-feira teve lugar mais uma etapa da Volta às Bahamas (5ª etapa), entre North Eleuthera (MYEH) e Cockburn Town (MYSM), com a presença de 3 pilotos (AVP132 - Artur Santos, AVP146 - Milton Antunes e GAIO). Desta vez não comunicámos através do RW porque dois dos pilotos ainda não o tinham instalado. Correu tudo bem até à aterragem (já de noite) em Cockburn Town, onde o Gaio teve alguns problemas e teve que aterrar fora da pista. Graças a Deus sobreviveu :)
Três fotos do voo:

AVP146 e AVP132 depois da descolagem de North Eleuthera




Paragem em Arthur's Town (MYCA) porque o AVP146 tinha-se esquecido de verificar o combustível antes de partir.




AVP132 quase a chegar a Cockburn Town, com o sol a desaparecer no horizonte.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2001

Três incondicionais do voo VFR (José Antunes - AVP102, António Maia - AVP122 e eu próprio - AVP132) partiram ontem à descoberta das Ilhas Comoro, situadas no Oceano Índico (ao largo da costa africana e perto de Madagascar), segundo uma ideia de Júlio Freitas (Aerovip), o qual tem em preparação um voo bastante interessante nessas ilhas.
Para já e como aperitivo, deixo aqui umas fotos deste voo experimental.

AVP122 e AVP132 depois de descolarem de Moroni, na Grande Comore, a caminho de Moheli.




AVP122 visto do cockpit do AVP132, já ao largo de Moheli




Amena confraternização de Canuck 80 em Moheli




Aqui pensei que tinha morrido e ido para o céu...ou não será isto o paraíso?




O descanso dos guerreiros, em Moheli, já com a presença do AVP102




Os três aviões, após a aterragem em Anjouan, vistos no radar do FSNavigator. Como se pode observar, o AVP102 (veio "vestido" de pai e assustou-nos um pouco, hehe) aterrou na água.

Graças a Diogo Ferreira e a Júlio Freitas (Aerovip) fiquei a saber que o aeródromo da foto anterior é Lukla, no Nepal. Se quiserem saber mais e ver mais fotos, leiam o artigo que José Antunes publicou no Hangar 21.

terça-feira, 4 de dezembro de 2001

Alguém sabe que aeroporto é este? Só sei que fica nos Himalaias a cerca de 9.100 pés ASL.
Se alguém souber , por favor deixe uma mensagem na message board.

Comparação entre real e virtual no FS2002. Ainda não sei qual é o aeroporto, mas não será difícil saber, pois no screenshot aparecem as coordenadas. UPDATE: Recebi emails de várias pessoas a dizer que se trata do San Francisco International Airport (KSFO). Obrigado a quem prestou a informação.

Foto real




Foto virtual

Já estão disponíveis no site da nVidia os novos drivers Detonator Xp (versão 23.11). Para fazer o download cliquem aqui.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2001

Realizadas as terceira e quarta etapas da Volta às Bahamas, sem percalços de maior (a não ser o forte vento sentido), deixo aqui duas fotos do voo, tiradas sobre as ilhas de Abaco e Treasure Cay, conhecidas como "sailor's paradise" ou "paraíso dos velejadores".

Passando sobre Treasure Cay. Pode observar-se a pista perto da baía.


Uma espreitadela para o lado direito na aproximação a Marsh Harbour (MYAM), situada na Great Abaco Island, onde existem algumas das melhores praias das Bahamas.

domingo, 2 de dezembro de 2001

Deixo aqui um link para uma das páginas mais interessantes sobre o FS2002 que tenho visto. Trata-se do relato de uma viagem à volta do mundo no Cessna Grand Caravan, em tempo real e documentada com fotos virtuais e também reais (fotos espectaculares, diga-se de passagem). Vale a pena dar uma espreitadela e adicionar aos bookmarks, pois a viagem ainda não acabou. A história é contada como se de uma experiência real se tratasse e começando a lê-la é difícil parar. Cliquem aqui e verão se não tenho razão. Se quiserem deixem algum comentário aqui na message board. Vou acrescentar o link para este site à barra de links do Voo Virtual.
Realizou-se a noite passada mais um dos voos do Aerovip, desta vez na ilha de Cuba. Os 4 pilotos presentes (Júlio Freitas, Sérgio Trindade, Daniel Cardinha e Artur Santos) voaram de Havana para Varadero, um voo curto, mas que deu para continuar a testar a função multiplayer do FS2002 (muito trabalho tem a Microsoft a realizar para fazer desaparecer os malditos "bugs" que proliferam no simulador em modo multiplayer) e serviu também para proporcionar a quem nele participou cerca de 1 hora de convívio com outros pilotos. Ficam aqui algumas fotos do voo, em que se podem ver os tais "bugs".

AVP132 (Artur Santos) com o AVP104 (Sérgio Trindade) às 8 horas, sobre Havana, com o famoso Malecón (o "calçadão" de Havana) em fundo. Pode-se ver que a hélice do Cessna branco está parada, um dos bugs para resolver.




AVP132 com AVP137 (Daniel Cardinha), perto de Varadero. Aqui já se vê a hélice do Canuck a trabalhar (porquê, não sei).




Ainda sobre Varadero.




E aqui mais dois bugs: aparece "crash collision" quando os aviões estão separados por vários metros e um deles está com as rodas completamente enterradas no piso.




Aqui uma vista do cockpit virtual do Canuck 80 sobre Varadero