segunda-feira, 13 de maio de 2002

Finalmente, CUBA!

Apareceu finalmente o tão esperado (pelo menos por mim, que conheço o país e gosto de lá voar) cenário de Cuba. Mais um (como não podia deixar de ser) da autoria do já nosso bem conhecido Toni Agramont. Segundo o autor, o cenário inclui 86 aeroportos, 390(!) cidades, monumentos como o Capitólio, a Catedral de Havana e o Hotel Nacional, muitos hotéis em Varadero, igrejas, portos, etc. São dois ficheiros (cusc2002.zip e cutx2002.zip) com cerca de 7 megas cada um e estão disponíveis na Flightsim. Ainda não tive oportunidade de o experimentar, mas basta conhecer os cenários deste senhor para acreditar que este deve ser uma maravilha.
Vemo-nos em Havana.

P.S. - Que eu tenha conhecimento, o único mesh disponível para Cuba até ao momento é o antille1.zip da autoria de Pietro Mauri e que também está na Flightsim.

P.S. (2) - Afinal este cenário já vem com um mesh (!) do David Maldonado, que me parece ser o mesmo que já existia para o FS2000, mas que talvez seja melhor do que o do Mauri. Vale a pena experimentar os dois para comparar.

domingo, 12 de maio de 2002

Volta ao Mundo (2ª etapa Covilhã - Porto)

Afinal a 2ª etapa da Volta ao Mundo ficou adiada para a próxima sexta-feira às 22 horas. O encontro será, como é habitual, no Paltalk. Aconselha-se quem ainda não realizou a primeira, a fazê-lo até sexta-feira, para que já apresente o logbook devidamente preenchido.
Volta ao Mundo (1ª etapa Tires - Covilhã)

Com a presença de 7 pilotos realizou-se sábado à noite a 1ª etapa da Volta ao Mundo organizada pelo Voo Virtual, a qual foi voada inteiramente por IP. Ainda se pensou voar a 2ª etapa na Vatsim ou Ivao mas como não havia controladores no Porto essa etapa ficou assim adiada. Com vento a 8 nós os pilotos partiram às 6.30 locais de Tires e aterraram cerca de 1 hora e 15 minutos depois na Covilhã. O céu esteve limpo até perto da Serra da Estrela tendo depois aparecido algumas nuvens. Nada que impedisse uma aterragem segura e que a garrafa de champagne fosse aberta na Covilhã para celebrar. Para verem as primeiras fotos cliquem aqui. Outras serão colocadas no fórum pois todos os pilotos levaram as máquinas fotográficas. Pena que nem todos pudessem participar, mas quem não o fez pode esta tarde realizar a primeira etapa porque a segunda talvez venha a ser voada esta noite (domingo).

sexta-feira, 10 de maio de 2002

Volta ao Mundo

Como estava programado, amanhã irá ter início a nossa Volta ao Mundo, com a realização de primeira etapa entre Tires (LPCS) e Covilhã (LPCV). O encontro é no Paltalk às 22 horas. Quem ainda não utilizou o Paltalk pode adicionar o meu nickname (Artur S) na "pal list" quando entrar, para que possamos entrar em contacto.
FLY IN

Tem lugar esta noite na VATSIM a segunda parte do FLY IN realizado em colaboração com o vACC grego. Desta vez os pilotos gregos vêm voar em Portugal e parece que quase todas as posições de controle irão estar asseguradas. Realiza-se também às 21.00 horas um FLY IN da TAP Virtual para Toulose, o que certamente irá gerar maior movimentação no nosso espaço aéreo.
"Perfect Portugal Project"

Já está disponível para download na página do Airsim a primeira parte do cenário do "Perfect Portugal Project" referente aos aeroportos de Faro (LPFR) e Porto (LPPR). São aproximadamente 7 megas para download e se alguém já experimentou e quiser comentar, faça favor.

segunda-feira, 6 de maio de 2002

Cenário de Bremen (EDDW) de Oliver Pabst - Opinião de António Gonçalves

Se calhar muitos já conhecem mas como só agora tenho um PC capaz de mais uns abrilhantamentos dou-vos conta desta pequena maravilha que é o cenário de Bremen (EDDW) do Oliver Pabst:

- Após a aterragem e num dos taxiways uma pequena tabuleta a piscar indica: "Hold for Follow-me" - daí a pouco lá aparece ele, um pequeno furgão muito perfeito com os 4 piscas ligados, coloca-se na frente do avião e guia-nos até um stand livre.
-No stand, o furgão pára e sai o "marshaller" com duas "raquetes" e vai-nos indicando o alinhamento, mais para a esquerda ou mais para a direita, até à posição final - para terminar coloca os mecos a sinalizar a área do avião.

-Após o shutdown, a manga aproxima-se da porta do avião e quando na posição o fole desce e encosta à porta do avião - um espectáculo !

Para um novo voo, na gare e visivel do avião aparece um quadro a anunciar "boarding", a hora da partida, um relogio com a hora actual e o nosso destino.

Por sintonia do radio requesita-se o abastecimento de combustível e lá vem o camião, pára junto ao avião, escada junto às asas, mecos a sinalizar a mangueira no chão...

Outra frequência e requisita-se o Catering, mais um camião que se aproxima, caixa do camião eleva-se até à altura certa, uma factura no cockpit para assinar...

Se no stand não existir manga, activa-se o autocarro quando pronto para boarding.
Entretanto no aeroporto a azáfama é constante de aviões a chegar, follow-me's, camiões.
De assinalar que todos estes veículos têm uma perfeição notável.

Após o pushback dirigimo-nos à pista activa e para sabermos se podemos alinhar sem perigo de algum avião estar na final, umas luzes verdes ou vermelhas no Holding point, no chão do taxiway dão-nos a indicação de avançar ou esperar...

Utiliza um inteligente sistema para o cenário reconhecer o avião que estamos a usar para que as medidas da manga e catering fiquem certas e uma tabela de destinos associado a frequências.

Contras: tem um certo impacto nas frame rates.
Também o cenário de Palma de Maiorca (LEPA) do mesmo autor, tem idêntica actividade.
Este cenário freeware é sem dúvida um MUST com pormenores e uma perfeição nunca visto mesmo nos shareware.
A experimentar.

Bons voos
Antonio Gonçalves

domingo, 5 de maio de 2002

Problema com o Fórum

Como devem ter reparado, o fórum está com problemas de lentidão devido a uma avaria no servidor de anúncios da Proboards à qual o Voo Virtual é alheio. Penso que eles devem resolver o problema em breve. Podem-se colocar mensagens mas tem que se esperar mais um bocado para entrar. As minhas desculpas por esse facto.
Início da Volta ao Mundo

Caros amigos, visto já estar tudo pronto para o início da Volta ao Mundo, a primeira etapa irá realizar-se no próximo sábado, dia 11 de Maio, às 22.30h. Vão aquecendo os motores.

quarta-feira, 1 de maio de 2002

Volta ao Mundo

Caros "fellow simmers", as texturas do Baron para a Volta ao Mundo realizadas pelo Vasco Medeiros já estão prontas e quem encomendou o seu Baron personalizado já pode fazer o download das mesmas aqui. Para descompactar o ficheiro (cerca de 14 megas) têm que usar o programa Winace. Para mais informações consultem o fórum.
A Volta está prestes a começar ;-)