sexta-feira, 31 de maio de 2002

5ª etapa da Volta ao Mundo

Como já e habitual, realiza-se hoje mais uma etapa da Volta ao Mundo. Desta vez é a 5ª, entre Santiago de Compostela (LEST) e Santander (LEXJ), na distância de 213 milhas. O encontro será, como sempre, no Paltalk, entre as 22 horas e 22.30.
Algumas informações sobre Santander aqui.

terça-feira, 28 de maio de 2002

A330-200 Modelo Project Opensky

Dois screenshots do A330-200 com asas flexíveis da Project Opensky: o primeiro é da companhia brasileira TAM (disponível aqui) sobre a Jamaica e o segundo da Air Luxor (download na Flightsim e pintura de André Ricardo) em Faro.



10.000 visitas!

Com esta minha entrada no site, atingimos a marca das 10.000 visitas em 7 meses. Isto no contador da Sitemeter, porque no da Extreme (não sei porquê) já vamos nas 12.256. Obrigado a todos voçês, que ajudaram a construir o Voo Virtual e a divulgar este nosso passatempo em Portugal e não só (pois temos muitas visitas do Brasil e de outros países de lingua portuguesa).
Bem hajam e continuem connosco!
Mais um patch para o Airbus da PSS

A PSS anunciou ontem mais um patch, desta vez visa em melhorar a performance de voo.
Segundo palavras deles as alterações são : "This patch introduces two changes to Fly By Wire logic and Flight Dynamics".
Mais informações aqui.
Artigo sobre a Volta ao Mundo na revista Megascore

Como o Vasco Medeiros já disse no Fórum, a revista Megascore através do nosso conhecido José Antunes (quem não se lembra do Hangar 21), publicou na sua edição de Junho um artigo sobre a nossa Volta ao Mundo. A mesma já está disponível nas bancas por apenas 3.99 euros. Quem quiser saber tudo, já sabe o que fazer ;-)
Outro ERJ-145 da Portugália

Curiosamente, hoje apareceu outro ERJ-145 da Portugália na Flightsim. Este foi pintado por Mário Coelho e tem a matrícula CS-TIA. Procurei fotos deste avião e não encontrei. Com esta matrícula apenas encontrei referências a um 737-382 da TAP com o nome Madeira. Se alguém tiver outra informação, agradecia que dissesse. Também não encontrei nenhum ERJ-145 com a palavra Portugália escrita em vez de PGA e nem com aquele tipo de letra. Aqui fica um screenshot deste (CS-TIA) para comparação com o que foi pintado por Raphael Ventura. Na minha opinião não há comparação possível (vejam por exemplo as barras verde e encarnada nas fotos reais aqui e nestes dois modelos), mas aguardam-se outras opiniões.
Mais uma vez, os meus parabéns ao Raphael Ventura (que tem apenas 14 anos) pelo excelente trabalho realizado.

segunda-feira, 27 de maio de 2002

ERJ-145 da Portugália

A pedido do Voo Virtual, Raphael Ventura do site Repintores do Brasil realizou a pintura do Embraer 145 da Portugália (CS-TPG), feita através de fotos por mim enviadas (pois ele não conhecia a companhia). O ficheiro está disponível para download nesse mesmo site (não usem o Download Accelerator para fazer o download, senão não funciona). O modelo é o do Bill Grabowski e aconselha-se a utilização do painel do mesmo autor, que pode ser encontrado aqui, na secção "file library", juntamente com o update para o FS2002.
O meu obrigado ao Raphael por se ter disponibilizado para fazer esta pintura para o Voo Virtual. Aqui ficam duas fotos do avião em Faro.




Situação de emergência



sábado, 25 de maio de 2002

4ª etapa da Volta ao Mundo Realizou-se Esta Noite

Realizou-se esta noite mais uma etapa da volta ao mundo, com a presença de 5 pilotos ( José Fabião, Hugo Carvalho, Fernando Marques, Daniel Cardinha e Ricardo Pinheiro). Deixamos o nosso país, para voltarmos daqui a uns anos quem sabe!!!
O voo teve como destino Santiago de Compostela e decorreu sem qualquer problema.
Se quiserem ver uns screenshots e um breve relato cliquem aqui.
Abraço e Bons Voos.



sexta-feira, 24 de maio de 2002

Volta ao Mundo

Realiza-se esta noite às 22.30 e amanhã à mesma hora (para quem não puder voar hoje) a 4ª etapa da Volta ao Mundo, entre Braga (LPBR) e Santiago de Compostela (LEST), na distância de cerca de 84 nm. Entramos assim em território espanhol, onde esperamos ser bem recebidos por "nuestros hermanos". Para verem alguns dados sobre a cidade cliquem aqui.

A 5ª etapa entre Santiago de Compostela (LEST) e Santander (LEXJ), devido a ser muito mais longa (cerca de 213 nm) não deverá poder ser realizada hoje. No entanto, se quiserem ir aprendendo alguma coisa sobre a cidade, cliquem aqui.

quinta-feira, 23 de maio de 2002

SATA Real Azores Main Airports

Foi anunciado para o dia 6 junho o lançamento do SATA Real Azores Main Airports, para o FS2002, os amantes das ilhas açoreanas vão poder voar nestas ilhas com mais realismos. Está disponivél para download uma Demo Freeware, para mais informações cliquem aqui.

segunda-feira, 20 de maio de 2002

Artigo sobre a Volta ao Mundo

Vejam o artigo sobre a nossa Volta ao Mundo no site do Virtua Portugal

sábado, 18 de maio de 2002

2ª Etapa da Volta ao Mundo Realizou-se Esta Noite

Esta noite teve lugar mais uma etapa da volta ao mundo, com a presença de 8 pilotos, se não me falha a memória.
Desta vez a etapa foi entre a Covilhã e o Porto, e acabou por ser mais uma noite bastante animada, com falhas no trem de aterragem e tudo...
Eu tirei vários screenshots e fiz um pequeno resumo da etapa, se quiserem dar uma vista de olhos cliquem aqui.
Abraço e Bons Voos



sexta-feira, 17 de maio de 2002

2ª Etapa da Volta ao Mundo

A 2ª etapa da Volta ao Mundo, Covilhã (LPCV) - Porto (LPPR), realiza-se esta noite às 22.30 horas. O encontro é no Paltalk às 22.00 horas.

quarta-feira, 15 de maio de 2002

Mais fotos da Volta ao Mundo

Vejam aqui mais umas fotos da primeira etapa da Volta ao Mundo. Estas foram tiradas pelo Ricardo Pinheiro.

terça-feira, 14 de maio de 2002

Patch para Airbus PSS

A PSS lançou hoje um patch que resolve um dos maiores defeitos do Airbus, a falta da função HOLD.
Agora sim, acho que a simulação de pilotar um Airbus A319/A320/A321 chega ao topo, dando uma sensação de realidade muito aproximada.
Claro que o patch resolverá mais alguns itens que ficaram por resolver no Final Patch anunciado aqui à umas semanas atrás, mas o maior destaque é mesmo a HOLD FUNCTION.
Mais informações em Phoenix Simulation

Abraço e bons voos, se possivel ao comando desta magnifica máquina. :-)
Airbus A330-200 da Air Luxor

Saiu ontem mais um avião com as cores de uma companhia portuguesa, trata-se de um A330-200 da Air Luxor.
Já tive a experimentar e tá muito porreiro. O ficheiro tem 4,87 MB e tá na Flightsim .
Abraço e bons voos. ;-)


segunda-feira, 13 de maio de 2002

Finalmente, CUBA!

Apareceu finalmente o tão esperado (pelo menos por mim, que conheço o país e gosto de lá voar) cenário de Cuba. Mais um (como não podia deixar de ser) da autoria do já nosso bem conhecido Toni Agramont. Segundo o autor, o cenário inclui 86 aeroportos, 390(!) cidades, monumentos como o Capitólio, a Catedral de Havana e o Hotel Nacional, muitos hotéis em Varadero, igrejas, portos, etc. São dois ficheiros (cusc2002.zip e cutx2002.zip) com cerca de 7 megas cada um e estão disponíveis na Flightsim. Ainda não tive oportunidade de o experimentar, mas basta conhecer os cenários deste senhor para acreditar que este deve ser uma maravilha.
Vemo-nos em Havana.

P.S. - Que eu tenha conhecimento, o único mesh disponível para Cuba até ao momento é o antille1.zip da autoria de Pietro Mauri e que também está na Flightsim.

P.S. (2) - Afinal este cenário já vem com um mesh (!) do David Maldonado, que me parece ser o mesmo que já existia para o FS2000, mas que talvez seja melhor do que o do Mauri. Vale a pena experimentar os dois para comparar.

domingo, 12 de maio de 2002

Volta ao Mundo (2ª etapa Covilhã - Porto)

Afinal a 2ª etapa da Volta ao Mundo ficou adiada para a próxima sexta-feira às 22 horas. O encontro será, como é habitual, no Paltalk. Aconselha-se quem ainda não realizou a primeira, a fazê-lo até sexta-feira, para que já apresente o logbook devidamente preenchido.
Volta ao Mundo (1ª etapa Tires - Covilhã)

Com a presença de 7 pilotos realizou-se sábado à noite a 1ª etapa da Volta ao Mundo organizada pelo Voo Virtual, a qual foi voada inteiramente por IP. Ainda se pensou voar a 2ª etapa na Vatsim ou Ivao mas como não havia controladores no Porto essa etapa ficou assim adiada. Com vento a 8 nós os pilotos partiram às 6.30 locais de Tires e aterraram cerca de 1 hora e 15 minutos depois na Covilhã. O céu esteve limpo até perto da Serra da Estrela tendo depois aparecido algumas nuvens. Nada que impedisse uma aterragem segura e que a garrafa de champagne fosse aberta na Covilhã para celebrar. Para verem as primeiras fotos cliquem aqui. Outras serão colocadas no fórum pois todos os pilotos levaram as máquinas fotográficas. Pena que nem todos pudessem participar, mas quem não o fez pode esta tarde realizar a primeira etapa porque a segunda talvez venha a ser voada esta noite (domingo).

sexta-feira, 10 de maio de 2002

Volta ao Mundo

Como estava programado, amanhã irá ter início a nossa Volta ao Mundo, com a realização de primeira etapa entre Tires (LPCS) e Covilhã (LPCV). O encontro é no Paltalk às 22 horas. Quem ainda não utilizou o Paltalk pode adicionar o meu nickname (Artur S) na "pal list" quando entrar, para que possamos entrar em contacto.
FLY IN

Tem lugar esta noite na VATSIM a segunda parte do FLY IN realizado em colaboração com o vACC grego. Desta vez os pilotos gregos vêm voar em Portugal e parece que quase todas as posições de controle irão estar asseguradas. Realiza-se também às 21.00 horas um FLY IN da TAP Virtual para Toulose, o que certamente irá gerar maior movimentação no nosso espaço aéreo.
"Perfect Portugal Project"

Já está disponível para download na página do Airsim a primeira parte do cenário do "Perfect Portugal Project" referente aos aeroportos de Faro (LPFR) e Porto (LPPR). São aproximadamente 7 megas para download e se alguém já experimentou e quiser comentar, faça favor.

segunda-feira, 6 de maio de 2002

Cenário de Bremen (EDDW) de Oliver Pabst - Opinião de António Gonçalves

Se calhar muitos já conhecem mas como só agora tenho um PC capaz de mais uns abrilhantamentos dou-vos conta desta pequena maravilha que é o cenário de Bremen (EDDW) do Oliver Pabst:

- Após a aterragem e num dos taxiways uma pequena tabuleta a piscar indica: "Hold for Follow-me" - daí a pouco lá aparece ele, um pequeno furgão muito perfeito com os 4 piscas ligados, coloca-se na frente do avião e guia-nos até um stand livre.
-No stand, o furgão pára e sai o "marshaller" com duas "raquetes" e vai-nos indicando o alinhamento, mais para a esquerda ou mais para a direita, até à posição final - para terminar coloca os mecos a sinalizar a área do avião.

-Após o shutdown, a manga aproxima-se da porta do avião e quando na posição o fole desce e encosta à porta do avião - um espectáculo !

Para um novo voo, na gare e visivel do avião aparece um quadro a anunciar "boarding", a hora da partida, um relogio com a hora actual e o nosso destino.

Por sintonia do radio requesita-se o abastecimento de combustível e lá vem o camião, pára junto ao avião, escada junto às asas, mecos a sinalizar a mangueira no chão...

Outra frequência e requisita-se o Catering, mais um camião que se aproxima, caixa do camião eleva-se até à altura certa, uma factura no cockpit para assinar...

Se no stand não existir manga, activa-se o autocarro quando pronto para boarding.
Entretanto no aeroporto a azáfama é constante de aviões a chegar, follow-me's, camiões.
De assinalar que todos estes veículos têm uma perfeição notável.

Após o pushback dirigimo-nos à pista activa e para sabermos se podemos alinhar sem perigo de algum avião estar na final, umas luzes verdes ou vermelhas no Holding point, no chão do taxiway dão-nos a indicação de avançar ou esperar...

Utiliza um inteligente sistema para o cenário reconhecer o avião que estamos a usar para que as medidas da manga e catering fiquem certas e uma tabela de destinos associado a frequências.

Contras: tem um certo impacto nas frame rates.
Também o cenário de Palma de Maiorca (LEPA) do mesmo autor, tem idêntica actividade.
Este cenário freeware é sem dúvida um MUST com pormenores e uma perfeição nunca visto mesmo nos shareware.
A experimentar.

Bons voos
Antonio Gonçalves

domingo, 5 de maio de 2002

Problema com o Fórum

Como devem ter reparado, o fórum está com problemas de lentidão devido a uma avaria no servidor de anúncios da Proboards à qual o Voo Virtual é alheio. Penso que eles devem resolver o problema em breve. Podem-se colocar mensagens mas tem que se esperar mais um bocado para entrar. As minhas desculpas por esse facto.
Início da Volta ao Mundo

Caros amigos, visto já estar tudo pronto para o início da Volta ao Mundo, a primeira etapa irá realizar-se no próximo sábado, dia 11 de Maio, às 22.30h. Vão aquecendo os motores.

quarta-feira, 1 de maio de 2002

Volta ao Mundo

Caros "fellow simmers", as texturas do Baron para a Volta ao Mundo realizadas pelo Vasco Medeiros já estão prontas e quem encomendou o seu Baron personalizado já pode fazer o download das mesmas aqui. Para descompactar o ficheiro (cerca de 14 megas) têm que usar o programa Winace. Para mais informações consultem o fórum.
A Volta está prestes a começar ;-)