segunda-feira, 6 de maio de 2002

Cenário de Bremen (EDDW) de Oliver Pabst - Opinião de António Gonçalves

Se calhar muitos já conhecem mas como só agora tenho um PC capaz de mais uns abrilhantamentos dou-vos conta desta pequena maravilha que é o cenário de Bremen (EDDW) do Oliver Pabst:

- Após a aterragem e num dos taxiways uma pequena tabuleta a piscar indica: "Hold for Follow-me" - daí a pouco lá aparece ele, um pequeno furgão muito perfeito com os 4 piscas ligados, coloca-se na frente do avião e guia-nos até um stand livre.
-No stand, o furgão pára e sai o "marshaller" com duas "raquetes" e vai-nos indicando o alinhamento, mais para a esquerda ou mais para a direita, até à posição final - para terminar coloca os mecos a sinalizar a área do avião.

-Após o shutdown, a manga aproxima-se da porta do avião e quando na posição o fole desce e encosta à porta do avião - um espectáculo !

Para um novo voo, na gare e visivel do avião aparece um quadro a anunciar "boarding", a hora da partida, um relogio com a hora actual e o nosso destino.

Por sintonia do radio requesita-se o abastecimento de combustível e lá vem o camião, pára junto ao avião, escada junto às asas, mecos a sinalizar a mangueira no chão...

Outra frequência e requisita-se o Catering, mais um camião que se aproxima, caixa do camião eleva-se até à altura certa, uma factura no cockpit para assinar...

Se no stand não existir manga, activa-se o autocarro quando pronto para boarding.
Entretanto no aeroporto a azáfama é constante de aviões a chegar, follow-me's, camiões.
De assinalar que todos estes veículos têm uma perfeição notável.

Após o pushback dirigimo-nos à pista activa e para sabermos se podemos alinhar sem perigo de algum avião estar na final, umas luzes verdes ou vermelhas no Holding point, no chão do taxiway dão-nos a indicação de avançar ou esperar...

Utiliza um inteligente sistema para o cenário reconhecer o avião que estamos a usar para que as medidas da manga e catering fiquem certas e uma tabela de destinos associado a frequências.

Contras: tem um certo impacto nas frame rates.
Também o cenário de Palma de Maiorca (LEPA) do mesmo autor, tem idêntica actividade.
Este cenário freeware é sem dúvida um MUST com pormenores e uma perfeição nunca visto mesmo nos shareware.
A experimentar.

Bons voos
Antonio Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário